Estado

Câmeras em faixas vão flagrar quem desrespeitar pedestres em Palmas

ciclofaixa_1O motorista que desrespeitar a faixa de pedestre e exceder a velocidade permitida na via será multado em Palmas. A prefeitura está instalando câmeras em 15 pontos na capital. Algumas delas são de videomonitoramento e vão filmar o tráfego nas vias. O objetivo, segundo o município, é reduzir o número de acidentes.

O gerente de Controle e Manutenção Semafórica e coordenador da Comissão de Dados do Projeto Vida no Trânsito, Zuilton Chagas, explicou ao G1 que estão sendo instalados dois tipos de câmeras.

“Uma parte fotografa o excesso de velocidade e vai funcionar como os radares. Estas não detectam a passagem de pedestres. A outra vai filmar e gravar o que está acontecendo e vai multar quem desrespeitar a faixa e exceder a velocidade”.

O gerente disse também que a movimentação nos locais onde estão sendo instaladas as câmeras de videomonitoramento será acompanhada por agentes. “Se eles visualizarem alguma infração, já vão lavrar o auto e multar o motorista.”

Ele informou ainda que algumas câmeras já estão funcionando, mas a prefeitura não vai divulgar quais são. “Por questão de estratégia, não vamos divulgar quais estão funcionando e nem quais são de videomonitoramento”.

O objetivo, conforme Zuilton, não é multar, mas educar as pessoas. As câmeras estão sendo instaladas em pontos onde foi detectado um maior número de acidentes. “Nós colocamos os equipamentos em locais estratégicos. Queremos fazer com que o motorista reduza a velocidade para evitar acidentes”.