Comportamento

Blogueiras brasileiras alcançam sucesso ensinando a fazer maquiagem

Claudia Stoco

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Apaixonada por beleza e tendências, Claudia Stoco, de 24 anos, sempre procurava na Internet sites que abordassem o tema. A ausência destes levou a paulista a criar o seu próprio blog, o Claudinha Stoco.

Garimpando em farmácias, perfumarias de bairro e até no mercado, Claudia sugere produtos para todos os bolsos, além de criar tutoriais, desvendando o passo a passo para a maquiagem dos sonhos. “Quando criei meu blog, não havia muitos sobre o assunto, e minha ideia foi dividir com as pessoas dicas, de produtos baratinhos até os mais caros”, declarou a blogueira.

Com cerca de 650 mil views por mês, mais de 6 mil “curtidas” no Facebook e 18 mil seguidores no Twitter, o Claudinha Stoco rendeu fama à blogueira, que foi convidada a cobrir o Minas Trend Preview e o São Paulo Fashion Week.

Claudia Stoco também tem sua referência no tema: Christine Mielke, do blog Temptalia. “Ela posta antes de todo mundo as coleções de maquiagem, principalmente as da Mac. As fotos são de qualidade e as resenhas são bem completas”, afirmou.

A blogueira confessou  seu amor por delineador e citou os sites de moda e beleza que mais frequenta: Passando Blush, E ai beleza, Amelie Queen, Starving, Hoje Vou Assim Off e Glamour de Garagem.

Marina Smith

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A paixão da webdesigner Marina Smith pela maquiagem é antiga. No entanto, a gaúcha de 29 anos não sabia nada sobre tema. Até o dia que, navegando pelo YouTube, encontrou o canal de tutoriais de uma jovem americana. Foi repetindo o passo a passo de Amy que Marina deu início à sua vasta coleção de makes e pincéis.

Por não encontrar informações sobre maquiagem e produtos feitos e vendidos no Brasil, Marina decidiu criar sua própria página e canal no YouTube. Lá, ela ensina o passo a passo para diversos looks, além de fazer resenhas sobre os produtos tendência do mercado. Assim nasceu, em agosto de 2007, o 2Beauty – que ela chama de “Dois Beauty”, mas que, segundo a própria Marina, você pode chamar como quiser”. Os tutoriais da gaúcha podem ser encontrados no YouTube ou em PDF.

O que começou como um simples blog, hoje é uma comunidade virtual, com mais de três mil membros, além de ser uma das fontes de renda da webdesigner, que tem o blog patrocinado pela marca de cosméticos Sephora. Com cerca de 230 mil visitas diárias e um número aproximado de 27 mil seguidores no Twitter, o 2Beauty cresce cada dia mais.

Apaixonada incondicionalmente por corretivo, Marina afirma que a sua maquiagem preferida é aquela que passa o aspecto de mais natural possível. “Rímel é super importante porque dá um aspecto mais bonito aos olhos sem precisar de muito esforço. No geral, gosto muito de maquiagem levinha, só com corretivo, pó e rímel, porque parece você mesma, só que um pouquinho melhor”, brincou.

Quanto às referências da blogueira sobre o tema, não lhe restam dúvidas: os maquiadores Duda Molinos e Pat MacGrath.

Camila Coelho

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Sempre de batom, cabelo arrumado e unhas pintadas. Desde pequena, a mineira Camila Coelho, de 23 anos, é extremamente vaidosa. Não à toa, a característica dá nome ao seu blog, Super Vaidosa.

O amor pela maquiagem, porém, começou em 2006, quando a blogueira trabalhou na Dior, uma das maiores maisons do mundo em moda e beleza. “Trabalhando com eles aprendi a função de cada produto e a arte de se maquiar. Desde então, a maquiagem vem fazendo parte da minha vida”, afirmou.

Apesar de já estar inserida no mundo dos cosméticos, a fama de Camila começou apenas quarto anos após a blogueira entrar na maison. Morando nos Estados Unidos, a brasileira criou, em junho de 2010, o canal“Make Up by Camila”, no YouTube, onde ensina o passo a passo de looks de celebridades e outros criados por ela mesma.

A necessidade de criar o blog veio no ano seguinte. “Resolvi criar o Super Vaidosa para me aproximar ainda mais das minhas seguidoras, e, claro, para compartilhar com elas mais ideias e dicas sobre maquiagem, moda e o mundo de beleza em geral”, declarou.

Inspirada pelas criações do maquiador Mario Dedivanovic e pelos makes da socialite Kim Kardashian, os tutoriais da mineira atingem um total de 28 milhões de visualizações no YouTube. O Super Vaidosa também conta com cerca de 1,8 milhão de views por mês, além de mais de 60 mil seguidores no Twitter e cerca de 140 mil “curtidas” no Facebook. “É ótimo poder trabalhar com o que eu amo e saber que consigo ajudar outras pessoas com simples dicas postadas no meu blog e no canal do YouTube”, declarou Camila.

Alice Salazar

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A relação de Alice Salazar, 27, com a maquiagem vem de berço. É que a gaúcha nasceu em meio às paletas de sombras, blushs e uma infinidade de makes da mãe, a também maquiadora e designer de sobrancelhas, Margarete Salazar. “A técnica e o dom vieram dela. Minha mãe abriu os caminhos e eu segui em frente”, revelou.

Natural de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, Alice resolveu apostar na carreira de maquiadora em 2007, frequentando os cursos do Instituto Embelleze e do SENAC. No mesmo ano, trancou a faculdade de Design e ingressou em Estética e Cosmética na Universidade Luterana do Brasil, onde estuda até hoje. Mas foi enquanto trabalhava na emissora RBS TV, que Alice se lançou na Internet. Em 2010, graças a qualidade do seu trabalho, a gaúcha foi convidada pela própria emissora, a criar um blog de maquiagem, o Espelho Meu.

Destaque em audiência, a página atingiu uma posição no ranking dos 10 blogs mais visitados do ClicRBS. “Foi uma sugestão do meu fotógrafo, Yuri Ruppenthal. Ele deu a ideia e eu achei o máximo! Criei o meu blog. Logo em seguida, alguns colegas viram o meu blog pessoal e propuseram armazená-lo no portal Clicrbs, onde está até hoje”, declarou Alice.

Composto por tutoriais de automaquiagens e dicas de beleza e produtos, o Espelho Meu tem uma media de 600 mil visitas mensais. No YouTube, o canal da gaúcha totaliza cerca de 16 milhões de visualizações. No Twitter, ela conta com cerca de 46.518 seguidores.
Autêntica e original, Alice não segue nenhum outro blog ou canal de maquiagem, para não se permititir influenciar por criações alheias. “Gosto de construir o meu de forma bem imparcial e única”, afirma.

Apaixonada pelas capas do beauty artist, Max Weber, e pela praticidade do maquiador Duda Molinos, a gaúcha confessou ao TechTudo o make mais fácil e o mais difícil que já fez. “A mais fácil foi a “maquiagem para não parecer maquiada”, pois levou poucos produtos por ser bem natural, rápida e pouco elaborada. A mais difícil, creio que tenha sido a “maquiagem anos 60”, porque ela tem um estilo bem diferente e tive que desenhar cílios inferiors no rosto com o delineador”.

Vencedora do concurso Conexão Beauty Art, da Avon, em 2011, na categoria Maquiagem Social, Alice também consta na lista dos 36 melhores trabalhos de maquiagem do país, em um concurso promovido pela Natura, em 2009. Mas apesar de todo o sucesso, ela não se considera famosa. “Acho que não dá pra chamar de fama. Chamo de carinho. Acredito que o meu segredo é estar completamente desarmada atrás da câmera, sendo eu mesma, com alto-astral, contando histórias da minha vida e perguntando sobre a vida da pessoa que estão assistindo. Isso tudo faz com que as minhas seguidoras se sintam como se fossem minhas amigas íntimas”, declarou a gaúcha.

Para as fãs de Alice, aqui vai uma novidade: a maquiadora está começando a trabalhar no projeto de um livro de automaquiagem assinado por ela, com dicas de makes. A obra ainda não tem previsão de lançamento.

Para as aspirantes a blogueiras – seja do tema que for -, as meninas também dão dicas. Para Camila, o importante é “sempre tentar inovar e trazer novas ideias a leitoras e leitores”. Já Claudia alerta que “é importante dar atenção à qualidade de imagem, vídeos e texto. A foto com qualidade faz muita diferença, independente da câmera que você use.” Para Alice, “o espaço é disponível e tem lugar pra todo mundo. Treine bastante, mantenha-se informada para produzir conteúdos de qualidade e vá em frente”.

(techtudo)