Estado

Banco de Leite do Dona Regina recebe certificado Categoria Ouro pela terceira vez

119-como_armazenar_e_oferecer_o_leite_materno_esgotado

O Hospital e Maternidade Dona Regina (HMDR) comemora mais um Certificado Excelência em Bancos de Leite Humano, Categoria Ouro. O certificado é resultado do desempenho do Banco de Leite (BL) no sistema de produção da Rede Brasileira de Banco de Leite Humano no ano de 2015.

A certificação, que leva em conta a estrutura física, equipamentos, qualificação profissional, produção e outros itens, foi entregue pelo subsecretário de Estado da Saúde, Gustavo Bottos, à coordenadora do Banco de Leite do Dona Regina, Walkíria Pinheiro; e à Diana Joy Ribeiro, coordenadora do Banco de Leite do Hospital e Maternidade Dom Orione, de Araguaína, que foi contemplado com o certificado Categoria Prata.

Na ocasião, o subsecretário parabenizou as equipes e destacou o trabalho desenvolvido. “Toda a equipe está de parabéns por esse resultado que coloca o Estado em destaque no cenário nacional. Vamos todos continuar trabalhando para manter esse título e melhorar cada vez mais o serviço oferecido”, disse.

A coordenadora do BL do Dona Regina aproveitou a oportunidade para explanar sobre a situação dos bancos no Tocantins e destacou que o objetivo da equipe é ampliar o serviço que já é oferecido. “Nossa meta é conseguir implantar um banco em Augustinópolis, um posto de coleta em Guaraí, um posto de coleta em Paraíso e um em Porto Nacional”, informou.

Já Diana Joy Ribeiro, do Banco de Leite do Dom Orione, comemorou o título. “Essa foi a primeira vez que conseguimos o credenciamento e já ganhamos a Categoria Prata, saltamos o bronze. Isso é motivo de muito orgulho para todo o hospital”, disse.

O diretor-geral do Dona Regina, Giovani Merenda, destacou que o título só reforça a responsabilidade da equipe. “Há anos, a equipe do hospital se empenha para manter esse serviço, um trabalho que é reconhecido e que salva vidas. Estamos todos de parabéns e a nossa responsabilidade só aumenta”, destacou.

O Banco de Leite

Considerando o período de 2006 a 2014, os Bancos de Leite Humano e Postos de Coleta do Estado realizaram 223.821 atendimentos (grupo, individual e domiciliar). Foram contabilizadas, 12.816 doações e 10.340 distribuições de leite.

A Rede Estadual de Bancos de Leite Humano no Estado está distribuída da seguinte forma; um banco em Palmas, no Hospital Dona Regina; um em Araguaína, no Hospital Dom Orione; um em Gurupi, no Hospital Regional. Há ainda um Posto de Coleta na Unidade de Saúde da Família da Quadra 403 Norte, na Capital.

O Banco de Leite  do Dona Regina foi o primeiro a ser implantado no Estado e em 2015 completou 13 anos de atendimento. Na unidade, o leite doado é utilizado na alimentação dos bebês prematuros internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), na Unidade Intermediária (UI) e na Unidade Canguru. O local é aberto 24 horas, inclusive aos finais de semana e feriados.

Doações e Bombeiro Amigo do Peito

Toda mulher que amamenta pode ser doadora de leite humano, basta estar saudável e não estar tomando nenhum medicamento que interfira na amamentação. As mulheres que quiserem fazer doações podem procurar os Bancos de Leite.

As interessadas podem ainda solicitar a visita do Bombeiro Amigo do Peito por meio do telefone 0800 646 8283. Em casa, elas receberão instruções sobre a ordenha e armazenamento do leite e um kit contendo touca, máscara e o frasco coletor.

O tenente do Corpo de Bombeiros do Estado, Jarbas Borges da Silva, disse que a Corporação apoia a ação com muita alegria. “É uma causa nobre e estamos sempre à disposição para colaborar, tanto na cessão de veículo para buscar as doações como na equipe que faz as orientações às mães doadoras”, destacou.

Credenciamento dos BLH no Programa Iberoamericano

O credenciamento é uma iniciativa resultante da articulação da Coordenação Geral da Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde com a Fundação Oswaldo Cruz, sob a coordenação do Centro de Referência Nacional da Rede Brasileira de BLH e tem como objetivo verificar o grau de conformidade que o Banco de Leite atinge na operação do Sistema de Informação da rBLH – Br.

Em 2015, 196 dos 218 bancos de leite humano do Brasil participaram do credenciamento. Desses, 175 foram credenciados na Categoria ouro, prata ou bronze.

SECOM