BrasilDestaqueEstado

Balsa na divisa do Tocantins com o Maranhão tem filas e longas esperas na saída para as festas de fim de ano

Motoristas estão enfrentando filas e longas esperas neste domingo (19) para atravessar o rio Tocantins na divisa do estado com o Maranhão. Um dos condutores, que preferiu não ser identificado, relata que na balsa que faz a travessia entre Filadélfia e Carolina (MA) a demora chega a quase duas horas.

g1 procurou a empresa Pipes, que tem a concessão para a operação da balsa entre as duas cidades, mas ainda não recebeu retorno.

A embarcação é a única alternativa para quem quer atravessar de um estado para o outro na região. A ponte mais próxima fica entre Aguiarnópolis e Estreito (MA) e representa um desvio de mais de 270 km no trajeto.

Balsa é a única forma de atravessar o rio Tocantins na região — Foto: Divulgação

Balsa é a única forma de atravessar o rio Tocantins na região — Foto: Divulgação

Em julho deste ano, os governos do Tocantins e do Maranhão assinaram um acordo para a construção de uma nova ponte entre Filadélfia e Carolina, mas sem previsão de início das obras. Em 2019 um documento semelhante já tinha sido assinado e nunca saiu do papel. O g1 questionou o governo sobre uma estimativa de quando as obras devem começar e aguarda retorno.

Ao longo da divisa, vários trechos ainda são servidos por balsas. A travessia para o Pará é feita por embarcações nas linhas Xambioá – São Geraldo do Araguaia (PA); Caseara – Barreira dos Campos (PA) e Araguacema – Santa Maria das Barreiras (PA).

Outros transtornos

 

Não é só quem viaja de carro que está enfrentando problemas na saída para as festas de fim de ano. Na madrugada deste sábado (18), passageiros da Latam tiveram vários voos cancelados entre Palmas e o aeroporto de Guarulhos (SP) por causa de um problema no sistema de iluminação da pista em São Paulo. Eles estão sendo reacomodados em voos neste domingo e até na próxima segunda-feira (20).

Na rodoviária, passageiros da empresa Real Maia reclamaram de esperas de mais de seis horas por causa de problemas nas baldeações. Pessoas que saíram da capital ficaram praticamente o dia todo paradas em Paraíso do Tocantins aguardando passageiros que viriam do Distrito Federal para poder seguir viagem rumo ao Norte e Nordeste.

Fonte: G1 Tocantins