Estado

Atores preparam últimos detalhes de personagens para a Via Sacra em Araguaína

Divulgação
Divulgação

A chegada da encenação teatral da Via Sacra mexe com as emoções e a religiosidade dos araguainenses. Para fazer bonito no grande dia do espetáculo, um grupo de 100 atores principais e 200 coadjuvantes já se mobiliza para ajustar os últimos detalhes, entre eles, o de decorar o texto com os diálogos dos personagens bíblicos. Para não errar diante de um público, que deve ultrapassar 5 mil pessoas, o grupo intensificou os ensaios, que acontecem diariamente.

Este ano na peça, Fabrício Alves, de 25 anos, será o ator principal, representando Jesus. O vendedor é marinheiro de primeira viagem e pela primeira vez irá conduzir o personagem mais admirado da encenação. “Ainda estou decorando o texto, mas já sei boa parte”, adiantou ele. Católico fervoroso, Alves vê sua atuação na Via Sacra como a realização de um grande sonho. “Estou muito feliz pela oportunidade de dar vida a um personagem tão importante como é Cristo”, frisou, destacando que o papel tem muito significado para quem vivencia a fé cristã.

João Batista

Quem também faz parte do enredo é Welinton Martins, de 24 anos. O autônomo representará o papel do profeta João Batista pelo terceiro ano consecutivo e para ele não está sendo difícil decorar as falas do responsável por anunciar a chegada de Jesus à Terra. Além de primo, foi João Batista quem batizou a Jesus Cristo no Rio Jordão. “Representá-lo é muito gratificante pra mim, pois dentro do contexto histórico em que viveu, João Batista veio preparar o caminho do Senhor”, explicou Martins, destacando que participa diariamente dos ensaios. “Estou na expectativa de que as pessoas possam ser tocadas e motivadas a serem mais humanas e mais fraternas” disse ele, assegurando que apesar da trama que mostra a vida de Jesus ser apresentada todos os anos, o público jamais esquece.

Via Sacra

Considerado o maior espetáculo teatral ao ar livre do Tocantins, a 17ª edição da Via Sacra é encenada por uma média de 300 atores profissionais e amadores, principais e coadjuvantes, formada por servidores públicos e jovens de grupos católicos das paróquias da cidade. Mais de 100 mil pessoas já assistiram a encenação teatral, que contará com os 15 momentos principais dos últimos dias de vida de Jesus Cristo na Terra. Este ano, pela primeira vez, o enredo começa com Jesus criança, quando tinha 12 anos de idade e deve ser acompanhado pelo público em cada cena, como uma espécie de peregrinação, no espaço entre o Jardim das Flores e o Setor Patrocínio.

Serviço

O quê – Espetáculo da Via Sacra

Quando – Dia 18 de Abril, a partir 20h

Onde – Circuito onde aconteceu o último Carnaval, localizado entre o Jardim das Flores e o Patrocínio.

(Portal O Norte)