Estado

Aeroporto de Araguaína é novamente reprovado pela vistoria técnica da ANAC; diversas irregularidades foram constatadas

Divulgação

A ANAC (Agencia Nacional de Aviação Civil) encaminhou nessa quinta-feira, 03, o ofício 1008 comunicando ao prefeito Valuar Barros, o resultado sobre a vistoria técnica realizada no aeroporto de Araguaína no último dia 26 de Abril, onde o laudo oficial aponta que o mesmo ainda não atende aos requisitos necessários para o funcionamento, permanecendo interditado. A cópia do laudo com as informações foi obtida em primeira mão pelo radialista Big Boy, do programa a “Sorte é Sua” da Rádio Tocantins FM.

Conforme o laudo, a pista de pousos e decolagens se encontra em boas condições operacionais, mas a faixa de pista foi reprovada. A vistoria constatou, que ao lado da pista, existe a presença de vegetação elevada, caixas de passagens acima do limite de conta nula e diversas irregularidades na superfície do terreno. No mesmo local, a Agência ainda apontou algumas valas de drenagem totalmente obstruídas pela vegetação e assoreadas.

As exigências
Segundo a ANAC, nos aeroportos e principalmente nos que operam sem instrumentos, as laterais da pista de pouso e decolagens deve ter um espaço livre e nivelado em todo o percurso de 75 metros de largura, para que no caso de uma aeronave sair acidentalmente da pista possa fazer as manobras com segurança. O relatório mostrou ainda a situação de vulnerabilidade do aeroporto de Araguaína como marcas de pegadas de animais, pequenas poças de água, e pontos vulneráveis na cerca operacional patrimonial,possibilitando a presença indevida de pessoas ou animais na pista.


As adequações
O relatório ressalta que a pista de Taxi aéreo e o pátio de estacionamento foram aprovados na inspeção, atendendo aos requisitos mínimos de segurança, mas recomenda que seja realizado com urgência o conserto dos pontos vulneráveis da cerca (alambrado) e o sistema de drenagem. Na última vistoria foram analisados a pista de pouso e decolagem, faixa de pista de pouso e decolagem, sistema de drenagem da pista, pátio de aeronaves e as condiçoes da cerca patrimonial.

O Histórico
A equipe do site Araguaína Notícias esteve hoje pela manhã no aeroporto de Araguaína e constatou que homens trabalham para fazer as adequações. A reportagem também entrou em contato com a prefeitura de Araguaína, mas ninguém comentou o resultado do laudo técnico da ANAC. O aeroporto de Araguaína está fechado há mais de 6 meses, foram gastos mais de 11 milhões de reais na reforma, mas até o momento não atende aos requisitos de segurança da ANAC. (Fonte e Reprodução de fotos: Araguaína Notícias)