Curiosidades

36% das mulheres deixariam marido para empreender

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As mulheres de hoje têm investido cada vez mais na carreira! E a boa notícia é que, além disso, elas estão se sentindo realizadas profissionalmente! Por outro lado, essa independência toda pode assustar os homens. Isso porque uma pesquisa elaborada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) revelou que 36% das casadas ou envolvidas numa união estável deixariam o parceiro se o relacionamento atrapalhasse seu futuro como empreendedora.

Ainda de acordo com esse mesmo grupo de mulheres, 56% delas revelaram que dividem as contas com o parceiro. Mas quando o assunto são as tarefas domésticas, 47% assumem sozinhas os afazeres, como limpeza e arrumação da casa, bem como levar os filhos à escola, lavar roupas e preparar as refeições.

Empreendedoras

Das empreendedoras em geral (solteiras e casadas), 55% delas afirmaram que não tiveram de abrir mão de nada para se tornarem empresárias, conseguindo equilibrar igualmente o tempo entre a vida pessoal e a profissional. Apesar disso, 37% das empreendedoras trabalham sem tirar férias e 49% delas dedicam mais do que 8 horas diárias ao trabalho.

Em relação a escolha do investimento no próprio negócio, 44% delas declararam ter aberto por vontade de colocar em práticas suas ideias. Do total de entrevistadas, 25% delas aprenderam as aptidões necessárias fazendo cursos e 36% desenvolveram as habilidades na prática, ou seja, sozinhas. Por sua vez, 15% investiram de acordo com a experiência adquirida em trabalhos anteriores.

Em relação ao perfil das empreendedoras, 56% são casadas (ou estão em uma união estável) e 74% são mães. Do total, quase 1/3 das empreendedoras têm idade abaixo de 35 anos; e 31% das comerciantes possuem mais de 50 anos. A pesquisa, entitulada de “Mulheres Empreendedoras” e divulgada em fevereiro de 2014, foi realizada em 27 capitais brasileiras com 601 mulheres maiores de 18 anos, de todas as classes econômicas e que empreendem nos segmentos de comércio ou serviços.

(MSN)