Estado

Tocantins deve ter em 60 dias plano desenvolver a piscicultura no Estado

Uma audiência pública sobre a Piscicultura no Tocantins foi realizada na manhã dessa terça-feira, 18. A iniciativa do deputado estadual Alan Barbiero (PSB) tem como objetivo construir o Plano de Desenvolvimento da Piscicultura no Tocantins. Para Barbiero, o Tocantins tem potencial para estar entre os maiores produtores de pescado do Brasil, o que falta é unir forças. A expectativa é de que em 60 dias seja o plano esteja pronto.

Cerca de 100 pessoas lotaram o Plenarinho da Assembleia Legislativa, entre produtores, empresários, pesquisadores e representantes de órgãos públicos federais, estaduais e municipais envolvidos na cadeia produtiva do peixe. Durante a audiência foi definida a meta de que o Tocantins estará entre os cinco maiores produtores de peixe do Brasil em 10 anos. Em cinco anos, estará entre os oito maiores produtores do país. Atualmente, o Estado ocupa apenas a 17° posição.

O trabalho foi divido em sete eixos de atuação dentro da cadeia produtiva do peixe: Licenciamento Ambiental e Sanidade; Incentivos Fiscais; Financiamento e Seguro Garantia; Pesquisa/ Tecnologia e Pós-Graduação; Assessoria Técnica e Capacitação; Infraestrutura/ Distribuição/ Suprimento e Beneficiamento e Organização e Governança. “Dentro destes eixos conseguimos dividir os principais potenciais e gargalos da cadeia produtiva. E dentro deles também vamos receber as contribuições para o Plano Estadual”, explicou Barbiero.

Próxima audiência
Foi convocada uma nova audiência pública para o dia 20 de junho, às 10 horas, no Plenarinho da Assembleia Legislativa. Nesse encontro será apresentado e aprovado o Plano Estadual de Desenvolvimento da Piscicultura no Tocantins. “Este plano vamos transforma-lo em um Projeto de Lei que eu apresentarei nesta Casa”, pontuou o deputado Alan Barbiero.

Neste intervalo, os responsáveis por cada eixo, bem como os interessados em contribuir na elaboração do plano podem encaminhar sugestões para o e-mail: [email protected], com a descrição do assunto – Audiência da Piscicultura. (Com informações da assessoria de imprensa)