Estado

Caixa suspende consignados dos servidores por inadimplência do governo

CaixaO Sindicato dos Servidores do Estado (Sisepe) afirmou na tarde desta sexta-feira, 15, que a Caixa Econômica Federal suspendeu novamente as operações de crédito consignado e renegociação de dívidas para os servidores públicos estaduais. A entidade disse que a informação foi confirmada pela própria Superintendência Regional da Caixa. Segundo o banco, a suspensão ocorreu em razão de o governo do Estado estar inadimplente com duas parcelas referente aos repasses dos empréstimos.

No dia 13, a Superintendência Regional encaminhou o Ofício 0463/2016 ao Sisepe informando que o convênio firmado com o Estado do Tocantins encontrava-se regular. A Caixa também informou que o atendimento aos servidores vinha ocorrendo normalmente.

No entanto, nesta sexta-feira, um servidor de Gurupi tentou realizar as operações financeiras em questão e não conseguiu. Em Palmas, o servidor Rogério Silva também procurou a Caixa e foi surpreendido com a informação de que as operações estavam suspensas. Silva denunciou o caso ao Sisepe, que procurou a Caixa.

O sindicato ainda disse que a Caixa afirmou que está buscando solução para o problema a fim regularizar os atendimentos o mais breve possível.

MPE investiga
O Ministério Público Estadual (MPE) já tinha aberto inquérito civil para investigar denúncia do Sisepe de que o Estado não estaria repassando aos bancos os descontos feitos na folha de pagamento do funcionalismo.

De acordo com informações do sindicato, a 9ª Promotoria de Justiça da Capital vai averiguar se o governador Marcelo Miranda (PMDB) e os secretários da Administração, Geferson Barros, e da Fazenda, Edson Ronaldo Nascimento, cometeram atos de improbidade administrativa ao reter os recursos dos servidores.

(Cleber Toledo)