Estado

Tocantins fica fora do horário de verão pelo segundo ano consecutivo

dsc_4654_2O Tocantins está fora do horário de verão 2014/2015 conforme confirmado nesta segunda-feira (22) pelo Ministério das Minas e Energia (MME). Segundo o órgão, este ano serão mantidos os mesmos estados que entraram e ficaram fora do horário em 2013, sem alterações.

De acordo com o MME, outros estados do Norte e do Nordeste também não serão afetados pela medida, como é o caso da Bahia, do Pará e do Amapá. Mato Grosso e Mato Grosso do Sul vão continuar com uma hora a menos em relação ao horário de Brasília, porque esses dois estados já têm fuso horário. Já os estados do Norte e Nordeste não aderem porque a medida traz poucos benefícios, segundo avaliado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

O horário de verão começa à meia noite do dia 19 de outubro de 2014 e vai até o dia 15 de fevereiro de 2015.

Polêmica
Em 2012, o Tocantins foi incluído devido a uma solicitação do governador, Siqueira Campos (PSDB), que alegou que seria melhor para se adequar ao horário de funcionamento dos bancos e às tabelas de horários dos voos nos aeroportos.

A medida não foi bem aceita pela população e antes do início do horário, o governador pediu à presidente Dilma Rousseff e ao ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, a desistência do estado, mas o pedido não foi aceito. No horário de verão 2013/2014, porém, o Tocantins voltou a ficar de fora da mudança.

(G1)