Sem categoria

Obesidade – Pela nova colunista do Portal GB, Dra Pollyana

foto pollyanafoto pollyanaConceito

A obesidade é uma doença metabólica crônica de origem multifatorial,com determinantes genéticos e ambientais e que se caracteriza por excesso relativo ou absoluto de reservas corporais de gordura.

 

Causas

 

O equilíbrio energético resulta em ganho de peso. Quando a ingestão de energia excede o gasto energético, um estado de equilíbrio energético é alcançado e o excedente calórico se armazena no corpo;70 a 80% do ganho de peso correspondendo basicamente á gordura e os restantes 20 a 30% a ganho de massa corporal magra.

A obesidade é o resultado de diversas dessas interações, nas quais chamam a atenção os aspectos genéticos,ambientais,comportamentais,endócrinas e metabólicas. Assim, filhos com ambos os pais obesos apresentam alto risco de obesidade, bem como determinadas mudanças sociais estimulam o aumento de peso em todo um grupo de pessoas. Recentemente, vem se acrescentando uma série de conhecimentos científicos referentes aos diversos mecanismos pelos quais se ganha peso, demonstrando cada vez mais que essa situação se associa, na maioria das vezes, com diversos fatores.

Na etiologia da obesidade nas últimas décadas,as modificações ambientais foram o principal responsável pelo grande e progressivo aumento dessa doença.

 

 

Consequências

 

Doenças Distúrbios
 · Hipertensão arterial  · Distúrbios lipídicos
 · Doenças cardiovasculares  · Hipercolesterolemia
 · Doenças cérebro-vasculares  · Diminuição de HDL (“colesterol bom”)
 · Diabetes Mellitus tipo II  · Aumento da insulina
 · Câncer  · Intolerância à glicose
 · Osteoartrite  · Distúrbios menstruais/Infertilidade
 · Coledocolitíase  · Apnéia do sono

 

Assim, pacientes obesos apresentam severo risco para uma série de doenças e distúrbios, o que faz com que tenham uma diminuição muito importante da sua expectativa de vida, principalmente quando são portadores de obesidade mórbida .

 

Prevenção

 

Uma dieta saudável deve ser sempre incentivada já na infância, evitando-se que crianças apresentem peso acima do normal. A dieta deve estar incluída em princípios gerais de vida saudável, na qual se incluem a atividade física, o lazer, os relacionamentos afetivos adequados e uma estrutura familiar organizada. No paciente que apresentava obesidade e obteve sucesso na perda de peso, o tratamento de manutenção deve incluir a permanência da atividade física e de uma alimentação saudável a longo prazo. Esses aspectos somente serão alcançados se estiverem acompanhados de uma mudança geral no estilo de vida.

Tratamento

 

O tratamento da obesidade envolve necessariamente a reeducação alimentar, montando seu plano alimentar conforme sua comorbidade e necessidades estimulando aumento da atividade física e, eventualmente, o uso de algumas medicações auxiliares. Nos casos de obesidade secundária a outras doenças, o tratamento deve inicialmente ser dirigido para a causa do distúrbio.