Estado

Aprovados do quadro geral de 2012 da prefeitura de Araguaína podem ser convocados para tomarem posse

Divulgação
Divulgação

Aprovados no concurso do Quadro Geral da prefeitura de Araguaína realizado em 2012, aguardam a publicação no Diário Oficial do Munícipio da relação dos convocados do concurso público, os aprovados devem ser convocados para tomarem posse. Deverão ser chamados mais 19 professores do quadro excedente e também 35 Agentes de Combate a Endemias.

Áreas de Atuação

Os professores deverão atuar no Centro de Educação Infantil Cora Coralina e na Escola Municipal Luiz Gonzaga, localizadas no Setor Costa Esmeralda. As obras das unidades escolares já foram concluídas e a Secretaria de Educação está adquirindo os móveis para as unidades de ensino, que serão inauguradas em breve. Já os Agentes de Combate a Endemias vão passar por uma capacitação antes de atuar nas ruas.

TCE

A confirmação de que a convocação pode acontecer, foi repassada pela prefeitura após decisão favorável durante a 8ª sessão ordinária da 1ª Câmara do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE-TO), realizada nesta terça-feira, 22, onde o relator e auditor substituto de conselheiro, Wellington Alves da Costa, em uma proposta de decisão, considerou legal o Edital 001/2012, deste concurso.

Diante do prejuízo que o cancelamento do concurso público traria aos aprovados, Costa, determinou que inserisse a cópia dos relatórios, do voto e da decisão ao processo e que fossem repassados às Contas de Ordenador de Despesas de Araguaína, relativas ao exercício de 2012. Desta forma, ficará a critério do TCE a aplicação de sanção ao gestor, que atuava naquele ano.

Agora, o processo de prestação de contas segue na próxima semana para a Sessão do Pleno, onde deve ser apreciado e julgado por seis conselheiros. Caso dê empate, o voto de minerva é do presidente do pleno, Wagner Praxedes. Após a votação no pleno, caso se dê de forma favorável, a decisão garantirá que a Prefeitura dê continuidade à posse dos cerca de 300 servidores aprovados.

Expectativa

De acordo com a assessoria da prefeitura, Ronaldo Dimas aguarda esperançoso e com a expectativa de que o pleno referende a decisão. “Recebemos positivamente proposta de decisão e estamos ansiosos com a votação final da decisão. Ela dá segurança aos quase 300 servidores que já haviam sido chamados antes da suspensão. Se favorável ao povo, imediatamente convocaremos 19 professores para a Escola Municipal Luiz Gonzaga, localizada no Setor Costa Esmeralda, e os 35 agentes de Endemias aprovados, para trabalharem na área da saúde”, declarou o prefeito.

Suspensão

O concurso foi suspenso após o TCE detectar e comprovar que a modalidade do procedimento para contratar a empresa que realizou o concurso se deu de forma inadequada. Quando se trata de serviço de natureza predominantemente intelectual, a modalidade teria que ser “Técnica e preço”, e não “Pregão”, como foi adotado pela gestão anterior. Os servidores chegaram a ser convocados e nomeados, mas um parecer do TCE foi emitido para que o certame fosse suspenso, temporariamente, até que fosse julgado pelo pleno, antes da posse dos aprovados.

(Portal O Norte)